ONDE ESTÂO ??

Nesta data, (15-04-2014) este separador não faria sentido, pois consideramos que TODOS os Lidadores se encontram com as suas coordenadas actualizadas. Todavia, dado o trabalho que envolveu na busca de elementos, sua confirmação e manutenção, resolvemos mante-lo pelo menos como registo histórico.

Será assim da mais elementar justiça reconhecer e elogiar o trabalho  persistentemente levado a cabo pelo nosso companheiro Cândido Carvalho, na actualização e manutenção das listagens de contactos até 2012. Como é evidente, esse reconhecimento é, de igual modo, extensível a todos que no decorrer destes longos anos, nesse propósito e colaboração se empenharam.

Sem dúvida, mercê desse trabalho, quando iniciámos este site, existiam, no total, sómente 25 Lidadores sem contacto, os quais nos competiria, a partir daí, tentar encontrar, ou conseguir elementos de contacto. Foi o que fizemos.

Após dezenas de consultas directas a Juntas de Freguesia, aos Arquivos do Exército e prestimosas informações obtidas através de fontes provinientes de outras entidades,  encerramos esse ciclo de pesquisas formais, requerendo à Ministra da Justiça, nos facultasse, através da  Base de Dados sob a tutela daquele ministério, (Arquivos Centrais) o acesso ás coordenadas de localização dos ainda 4 Lidadores "desaparecidos".

Esse requerimento foi remetido pelo Gabinete da Ministra à CNPD-Comissão Nacional de Protecção de Dados, entidade que resolveu indeferir o mesmo, logo, impossibilitando encontrar os nossos 4 companheiros ainda em falta. Embora as bases do indeferimento se apoiassem em argumentos discutíveis, resolvemos não recorrer.

Esgotadas portanto todas estas fontes, passamos a utilizar vias diferenciadas, mais sinuosas, menos formais, mas eficazes. Devemos sem dúvida um agradecimento aos companheiros Carlos Nunes Silva e José Pinheiro que através do seus "conhecimentos informais" conseguiram obter elementos de parte dos Lidadores sem contacto.

Assim, poderemos dizer que nesta data possuimos a nossa base de dados completa, não obstante ainda possuirmos dúvidas sobre dois dos elementos, por exemplo quanto aos companheiro Dino Carmo Paulino, do 4º pelotão, pois os dados que conseguimos de fontes de organismos oficiais insuspeitas, coincidem com os elementos que já existiam faz muito tempo e se revelaram, até agora, inconsequentes.

Fazemos notar que ao enviarmos correspondência para todas as moradas que possuimos, caso a mesma não seja devolvida, é suposto ser entregue, o que não invalida possa existir alteração substantiva em relação ao destinatário.

Já sucedeu, graças à colaboração de familiares, termos informação quer de alteração de morada, quer de óbitos no entretanto ocorridos.

Assim, caso possuam, ou possam vir a detectar elementos consistentes relativos a alterações, próprias ou de algum dos nossos  camaradas, desde já agradecemos a vossa informação atempada.

Obrigado!